• Visão Geral Acervo Casa do Povo

  • Voltar

 A vivência da Casa do Povo, que transpassa a história nacional e internacional, foi e continua sendo registrada através dos documentos colocados no arquivo ou no acervo bibliográfico ídiche e de conhecimento geral. Atualmente, entre fundos e coleções documentais, a Casa mantém mais de 10.000 mil documentos. Além de contar com uma biblioteca com aproximadamente 4000 títulos, a Casa também possui uma coleção de livros raros com aproximadamente 4000 exemplares únicos em idioma ídiche.

Biblioteca Ídiche

A biblioteca ídiche da Casa do Povo é composta por aproximadamente 6500 mil livros e periódicos e sua composição foi realizada em aproximadamente 70 anos de história. Suas publicações são oriundas principalmente dos Estados Unidos da América, Argentina e Polônia. Além de contar com publicações brasileiras, formando um acervo plural e significativo para a cultura idichista. Podemos considerar que a Biblioteca ídiche da Casa do Povo é formada por diversas coleções de livros, seja da antiga Biblioteca Kultur, ou do Clube Juventude e Progresso, de pessoas que trouxeram livros para o Brasil na imigração ou que obtiveram em viagens ou nas livrarias especializadas. Esta biblioteca contém  os grandes autores da literatura idichista como Mendele Mocher Sefarim (Mendele Moykher-Sforim (1836–1917), Sholom Aleichem (Sholem Aleichem (1859–1916), I. L. Peretz  (IL Peretz (1852–1915) e também diversos livros de assuntos políticos, de cultura judaica, literatura estrangeira e livros paradidáticos de diversos temas.

Clique aqui para acessar.

Biblioteca Geral

Tratando de temas como pensamento progressista, cultura judaica e arte contemporânea, a Biblioteca Geral da Casa do Povo contém aproximadamente 3000 títulos que podem ser consultados no local. A biblioteca foi formada por doações e mantém um constante diálogo com a Biblioteca Ídiche e os documentos dos arquivos da Casa do Povo. 

A Biblioteca Geral também é responsável pelo acervo da Feira Plana, que aconteceu em São Paulo durante os anos de 2012 a 2018.  Este acervo reúne livros, livretos, fanzines e quadrinhos publicados por autores e editoras independentes. Todo o acervo está disponível para consulta.

Clique aqui para acessar.

Navegue por décadas

ou por país de publicação